Script Macromedia Flash
   
Topo 1

A Pediatria Ambulatória é mais do que propriamente uma Consulta Externa de Pediatria e não se esgota nem confunde com a Vigilância de Saúde Infantil. Possui como meta-objectivo manter a criança fora do hospital (Royal College of Pediatrics and Child Health, UK).

Vivemos numa época de aparente adaptação a novos desafios:

  1. De comunicação e organização familiar, laboral e social:
  2. Demográficos, como a imigração, adopção internacional
  3. Alterações na prevalência das patologias pediátricas, com diminuição das doenças infecciosas e carenciais, e o aumento de patologias como obesidade, perturbações do comportamento, insucesso académico, maior sobrevida de grande prematuridade, traumatizados cranianos, cardiopatas, doenças metabólicas, patologia do desenvolvimento, maus tratos, etc.

A par com tudo isto a sociedade é cada vez mais instruída e exigente em termos de qualidade e especialização dos cuidados de saúde, colocando ao pediatra de ambulatório a necessidade de 1) formação adequada nesta área da pediatria, 2) trabalhar em equipa com outros técnicos, e 3) suscitar uma intervenção proactiva junto dos “leaders“ da sociedade em geral contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes.