Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Composição

Coordenador:
Liliana Rocha (Porto)                 

Elementos constituintes:  
Margarida Abranches (Lisboa)
Carla Simão (Lisboa)
Carmen do Carmo (Coimbra)
Duarte Martins (Lisboa)
Patrícia Mendes (Faro)
Raquel Santos (Lisboa)
Sofia Deuchande (Lisboa)
Paula Oliveira (Lisboa)
Maria F Teodoro (Lisboa)
Helena Pinto (Porto)

Definição
O grupo de trabalho de Hipertensão Arterial, da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), constituído em fevereiro de 2014, integra-se nas atividades gerais da SPP, no âmbito das medidas a desenvolver na área da promoção da saúde e da prevenção da doença cardiovascular na população pediátrica. 
Objetivos
  • Emitir pareceres, assessorar e representar a Direção da SPP na área da hipertensão arterial.
  • Sensibilizar a população em geral e os técnicos de saúde em particular, para a necessidade de avaliação periódica da PA neste grupo etário, segundo as recomendações da sociedade europeia de HTA.
  • Assinalar anualmente o dia mundial da HTA com desenvolvimento de atividades nos serviços e informação nos media com o intuito de sensibilizar os pais e técnicos de saúde para a importância desta patologia 
  • Estimular a aquisição de conhecimentos sobre HTA, fator de risco independente, importante e potencialmente reversível de doença cardiovascular (DCV), por parte de todos os profissionais que interagem com esta população.
  • Promover formação, sob a forma de comunicações orais e escritas, que contribuam para organizar e melhorar os diferentes pontos de vista inerentes à abordagem desta patologia na criança e adolescente.
  • Promover um estudo nacional para avaliar a prevalência da HTA na população pediátrica portuguesa e procurar identificar fatores de risco modificáveis, sobre os quais seja possível intervir, melhorando a qualidade de vida e a sobrevida desta população.
  • Colaborar na regulamentação e aplicação de legislação nacional no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Saúde que visem melhor controlo dos fatores de risco de HTA, maior precocidade diagnóstica e orientação terapêutica, de modo a contribuir para diminuir a morbilidade e mortalidade na idade adulta por DCV.
Funcionamento
Este grupo de trabalho reporta à Direção da SPP e é constituído por um grupo de pessoas com conhecimento nesta área e com interesse e/ou trabalho na área.  

A atuação do grupo basear-se-á em critérios de evidência e na criação ou adaptação de ferramentas  e modelos de organização de serviços. 

O grupo deverá reunir-se, de preferência de forma presencial, sempre que necessário à concretização atempada dos seus objetivos. Caso seja impossível reunir presencialmente em tempo útil, será utilizada a via eletrónica. 

Sempre que necessário a Comissão poderá solicitar a colaboração de outros elementos que pela sua reconhecida competência em áreas específicas poderão contribuir para o trabalho deste grupo. 

A Comissão poderá ser contactada através do secretariado da SPP.

Financiamento
O financiamento das suas atividades será suportado pela Direção da SPP, após proposta e concordância prévia. Este apoio inclui o pagamento das deslocações indispensáveis dos seus membros para as reuniões da Comissão. A aquisição de material para o estudo nacional poderá vir a ser solicitada à industria farmacêutica, em nome da SPP.
Outros
Tudo o que não constar destas normas é remetido para os estatutos da SPP.

 

Atualizado em 29/06/2023