Script Macromedia Flash
 
Topo 1

A UVP-SPP

Coordena os grupos de investigação e fornece o suporte para a realização dos estudos, o que inclui:

  • produção, recolha e codificação dos “Cartões de notificação“;
  • hardware e software para informatização e tratamento dos dados;
  • tratamento estatístico e apoio epidemiológico;
  • eventual apoio financeiro a projectos;
  • meios para divulgação dos resultados a nível nacional e internacional.

A UVP-SPP procurará evitar que os pediatras sejam sobrecarregados com notificações e estará atenta a que se verifique um dos princípios fundamentais deste sistema de notificação - a confidencialidade de todo o processo.

Os investigadores

Estabelecem os “Protocolos de investigação“ que incluem os critérios para definição de “caso“ e elaboram inquéritos simples e breves a fim de confirmar ou melhor caracterizar o “caso“ notificado.

Se necessário poderão ser constituídos grupos de trabalho específicos (consultores médicos pediatras e de áreas afins à Pediatria: Neurologia, Cardiologia, Oftalmologia, Cirurgia/Ortopedia Pediátricas, etc.) ou estabelecidos contactos com investigadores de unidades de vigilância incluídas na rede internacional de unidades (INoPSU), nomeadamente a unidade britânica, que realizem ou já realizaram estudos semelhantes.

Os pediatras

Participarão voluntariamente no processo através de:

  1. recepção mensal, por via postal ou por e-mail, de um “Cartão de notificação“ em que assinalarão os novos casos observados das entidades sob vigilância;
     
  2. devolução do cartão à UVP-SPP, com a brevidade possível e pela mesma via que foi recebido.

 a) se diagnosticou algum novo caso das entidades em estudo, referi-lo-á no cartão devolvido. Nesta situação, a notificação é apenas o primeiro passo de participação no estudo de cada doença. A participação completa-se com a resposta a um breve “Inquérito“ destinado à melhor definição diagnóstica de acordo com os critérios de definição do “caso“ e/ou recolher informações suplementares necessárias.

b) se não diagnosticou nenhum caso: devolverá o cartão com a indicação “Nada a notificar“. Para a eficácia deste tipo de vigilância por informação voluntária activa e prospectiva, é muito importante que, mesmo que o pediatra não tenha observado caso algum (o que será a situação mais comum), não deixe de devolver o “Cartão de notificação“ com essas indicação.

Em resumo

A filosofia do processo baseia-se em três aspectos principais:

Os investigadores elaboram e desenvolvem a vertente científica, os pediatras notificam voluntariamente o aparecimento de novos casos da situação em estudo e a UVP-SPP centraliza a informação e fornece apoio logístico, consultadoria epidemiológica e estatística e o necessário suporte financeiro para os estudos.

Esquemas de Funcionamento da UVP-SPP

O processo inicia-se com o envio à UVP-SPP da proposta de protocolo de estudo de determinada situação pediátrica por uma equipa de investigadores. Após a aceitação do estudo de acordo com as normas da unidade, este passa a ser incluído no “Cartão de Notificação“ mensal enviado a todos os Pediatras.

O Pediatra notificador devolve o cartão (Via postal - Porte pago, ou e-mail) preenchido à UVP-SPP.

Quando um Pediatra notificar uma situação em estudo, a UVP-SPP avisará o grupo de investigadores e estes contactarão o notificador solicitando-lhe informações para melhor documentação do caso encontrado e, se necessário, fornecerem informações referentes à situação em estudo (Instituições de apoio, laboratórios de referência, contactos a nível internacional, etc.).

A equipa de investigadores poderá ainda recorrer a fontes alternativas de informação (Instituto Nacional de Estatística, Instituto Ricardo Jorge, etc.) para completar e consolidar os resultados obtidos no estudo.

Regulamento integral da UVP-SPP (25Kb)

Duração dos Estudos

Todos os projectos têm uma duração limitada no tempo - em principio 3 anos - ditada pela consecução dos objectivos definidos à partida e a dimensão estimada da amostra.

No final de cada ano será avaliado o desenvolvimento de cada estudo em curso e estabelecido se este continua até ao final da duração prevista ou se deve ser interrompido.

Documentos para Download

Declaração para a Comissão Nacional de Protecção de Dados(132Kb)
Apresentação de Proposta de Estudo de Vigilância(75Kb)
Inscrição de Novo Notificador ou Actualização de Contactos (89Kb)