Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco

Crianças e jovens em risco

A Direcção Geral de Saúde publicou no dia 20 de Novembro de 2008, um importante documento de trabalho sobre acção de saúde para crianças e jovens em risco


O desenvolvimento da Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, promovido pela Direcção Geral de Saúde,  diz respeito, no fundamental, a um processo interno de qualificação do próprio Sector da Saúde, em particular no SNS, em matéria de crianças e jovens em risco.

Há que afinar a capacidade de detectar precocemente contextos, factores e situações de risco e intervir de forma incisiva nos casos de perigo, esgotando os mecanismos de intervenção por parte dos profissionais e dos serviços. Dada a complexidade deste problema de saúde a sua abordagem deve ser multifacetada e implica uma cooperação interdisciplinar, interinstitucional e intersectorial.

Afigura-se necessário sedimentar no Serviço Nacional de Saúde modelos de intervenção que incrementem, rentabilizem e sedimentem a concretização de todo o processo no sentido de proteger as crianças e os jovens em risco.

O actual documento de trabalho visa criar condições para que diversas iniciativas que, desde há mais de vinte anos, foram sendo criadas, tenham uma sequência efectiva. Foi, aliás, nesse sentido que, em Abril de 2006, começou a ser desenvolvido o Projecto de Intervenção nos Serviços de Saúde sobre Crianças e Jovens em Risco.

Como eixo central do processo, está a construção progressiva de uma rede Núcleos de Apoio neste domínio, quer a nível dos Cuidados de Saúde Primários, quer dos Cuidados Hospitalares nas idades pediátricas.

Consulte o documento técnico aqui