Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Mapa atualizado de provisão de CPP a nível mundial

Portugal está assim de parabéns!

24 de outubro de 2018

Na cerimónia de abertura do 4º Congresso de Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) da Fundação Maruzza, em Roma, Itália, Joan Marston em nome da International Children’s Palliative Care Network (ICPCN) apresentou hoje o mapa atualizado de provisão de CPP a nível mundial. 

Portugal encontra-se agora no nível 4 (evidência de provisão generalizada, disponibilidade de formação e planos para o desenvolvimento de serviços e integração nos serviços de saúde). Devemos recordar que até 2013 o país se encontrava no nível 1 (sem provisão reconhecida) e que em 2015 subiu para nível 3 (evidência de provisão localizada e disponibilidade de formação). 

Esta ascensão reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos em virtude do reconhecimento das necessidades paliativas em Pediatria, num esforço conjunto do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria e do Grupo de Apoio à Pediatria da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, constituídos em 2013. O trabalho destes grupos encontrou eco no Ministério da Saúde, em particular junto dos anteriores Secretários de Estado Adjuntos, Dr. Fernando Leal da Costa e Dr. Fernando Araújo, assim como na Comissão Nacional de Cuidados Paliativos nomeada em 2016. 

Somos igualmente um dos poucos países a nível mundial que dispõem de formação presencial avançada em CPP (pós-graduação criada em 2012, na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa).  

Portugal está assim de parabéns! Importa agora continuar a desenvolver serviços e a promover a educação dos profissionais e da sociedade, com a ambição de atingir o nível 5 (integração plena nos serviços de saúde, com política nacional). 

 

Dra. Ana Lacerda
Coordenadora do GdT-CCP-SPP