Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Estudo sobre prevalência da infecção a Rotavírus

A Sociedade Portuguesa de Pediatria, em colaboração com a Secção de Gastrenterologia e Nutrição e a Sociedade Portuguesa de Infecciologia Pediátrica, está a organizar um estudo epidemiológico que vai começar a 1 de Outubro de 2008 e que irá decorrer até 30 de Setembro de 2009, sobre prevalência da infecção a rotavírus em Portugal.

A infecção por rotavírus constituí, em todo o mundo, a principal causa de diarreia grave em crianças, com repercussões importantes económicas e sociais. Na Europa, a infecção por rotavírus constitui um elevado encargo de saúde pública, apesar do reduzido número de mortes que provoca. A recente disponibilidade de duas vacinas contra o rotavírus justifica um crescente esforço no sentido de caracterizar o verdadeiro impacto da infecção por este agente, em cada país ou região.

A SPP promoveu no passado dia 24 de Junho, em Lisboa, uma reunião com especialistas nacionais e internacionais sobre rotavírus. Apesar de existirem alguns estudos regionais, não existe, até agora, nenhum estudo nacional que apresente resultados concretos. A Sociedade Portuguesa de Pediatria, a Secção de Gastrenterologia e Nutricão e a Sociedade de Infecciologia Pediátrica, estão a organizar um estudo epidemiológico que vai começar a 1 de Outubro de 2008 e que irá decorrer até 30 de Setembro de 2009 sobre prevalência da infecção a rotavírus em Portugal. A recolha de dados será feita em 11 hospitais e irá avaliar crianças com menos de cinco anos que recorram aos serviços de urgência com casos de gastroenterite aguda.

Selecção de notícias relacionadas: