Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Dia Mundial do Sono

Assinala-se a 17 de março o Dia Mundial do Sono. Trata-se de uma iniciativa da World Association of Sleep Medicine que se comemora em 75 países e que pretende chamar a atenção para a importância do sono e problemas com ele relacionados.

O tema do Dia Mundial do Sono de 2017 é “Durma profundamente, nutra a vida”.
 
O sono é uma função básica e essencial para um saudável desenvolvimento físico, mental e social. Na criança, para além ser importante em funções endócrinas como a produção de hormona do crescimento, tem também um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central e, consequentemente, na aprendizagem.
 
Garantir “um sono profundo, que nutra a vida”, passa por garantir o adequado cumprimento de medidas de higiene do sono. Estas medidas devem ser abordadas nas consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil e passam por:
 
- horários de sono regulares (na hora de deitar e levantar e semelhante em dias de semana e fim-de-semana) e adequados à idade da criança, respeitando a variabilidade individual;
- rotina de ir para a cama consistente, de curta duração e com atividades calmas e agradáveis como banho, leitura ou música calma;
- ambiente no quarto sossegado, escuro, com temperatura amena, e sem televisão, computador ou telémovel;
- evitar bebidas estimulantes (coca-cola, chá e café), refeições pesadas ou exercício físico antes de dormir;
- sestas adaptadas à idade e ao desenvolvimento da criança, evitando sestas muito prolongadas, frequentes e tardias.
 
 
 
Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica
17/03/2017