Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Ler+ dá Saúde

O Projecto Ler+ dá Saúde, visa sensibilizar e envolver médicos e outros profissionais de saúde na promoção da leitura em família, desde os primeiros meses de vida.


O Projecto Ler+ dá saúde, foi apresentado no 25º Encontro Nacional de Clínica Geral, que decorre até dia 8 de Março, em Vila Moura, no Algarve.
O objectivo é sensibilizar e envolver médicos e outros profissionais de saúde na promoção da leitura em família, a partir dos seis meses de idade.
O projecto resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas(DGLB) e conta com o apoio do Alto Comissariado da Saúde e da Direcção Geral de Saúde(DGS).

É conhecida a relação positiva entre os níveis de literacia dos cidadãos e o nível de saúde das populações, nomeadamente na escolha de estilos de vida saudáveis, na compreenção da doença e adesão à terapêutica e na utilização adequada dos serviços de saúde.
Vários estudos realizados em países como os Estados Unidos da América, Canadá, reino Unido, Itália entre outros, demonstram efeitos francamente positivos no desenvolvimento da literacia e na aquisição de hábitos de leitura, quando os profissionais de saúde se envolvem no aconselhamento da leitura em familia, desde os primeiros meses de vida dos bebés.

Ler mais:

Literacy and Health Outcomes (840Kb)
RTI International–University of North Carolina Evidence-Based Practice Center
Research Triangle Park, NC

Read, speak, sing: Promoting literacy in the physician's office
Psychosocial Paediatrics Committee, Canadian Paediatric Society (CPS)

Reach Out and Read - Research summary

 

(esta notícia está baseada no folheto de divulgação do projecto Ler+ dá Saúde)