Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Hipotermia induzida para o tratamento da asfixia perinatal

HSM

O Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria Introduziu em Portugal a técnica de hipotermia induzida para o tratamento da asfixia perinatal

A asfixia perinatal é uma causa importante de mortalidade e de sequelas neurológicas graves no recém-nascido de termo. No seu tratamento foram já testados diversos medicamentos, não sendo comprovada eficácia de nenhum fármaco na redução de sequelas, pelo que estes bebés são apenas tratados em Portugal com a instituição de cuidados intensivos.

A hipotermia induzida, que consiste no arrefecimento controlado da temperatura corporal a 33,5ºC durante 72 horas, foi testada em centenas de recém-nascidos na década passada, sendo declarada muito recentemente como um tratamento standard na asfixia perinatal, desde que iniciada precocemente após o nascimento.

Perante a evidência de eficácia e segurança desta técnica, e após treino específico de médicos e enfermeiras da unidade na técnica, o Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar de Lisboa Norte (HSM-CHLN) decidiu introduzir em Portugal esta tecnologia no final de 2009.

O primeiro bebé tratado em Portugal com hipotermia induzida foi admitido na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do HSM-CHLN no passado dia 29 de Janeiro de 2010, proveniente do Hospital do Barlavento Algarvio.

Leia mais:

Informação para profissionais (102KB)

Para mais informações contactar: 
UCIN‐HSM (217805095)