A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou a Clínica Universitária de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa como Centro Colaborativo (CC) da OMS na área da Medicina do Adolescente, sob a referência POR-20 da OMS.
Missão:
- Contribuir para o desenvolvimento da formação pré e pós-graduada dos futuros profissionais de saúde e dos que já trabalham com adolescentes e fornecer apoio técnico ao desenvolvimento de módulos e pacotes formativos desenvolvidos pela OMS.
- A pedido da OMS, fornecer apoio à promoção e documentação de boas práticas, através da investigação e implementação de cuidados de saúde responsivos às necessidades dos adolescentes.
É o único CC da OMS dedicado ao treino de competências na área da Medicina do Adolescente.
Portugal tem 7 Centros Colaborativos da OMS: um na Universidade do Porto (Instituto de Saúde Pública), dois em Coimbra e quatro em Lisboa (um no INSA e três na Universidade Nova de Lisboa). Este é o primeiro Centro Colaborativo da OMS da Universidade de Lisboa.
A FMUL foi pioneira no panorama das Universidades portuguesas e europeias na introdução de um vasto leque de temáticas relacionadas com a Medicina do Adolescente na disciplina de Pediatria do Mestrado Integrado em Medicina. Também, a nível pós-graduado, foi a primeira a ter um Mestrado em Saúde do Adolescente e um Ciclo de Estudos Especiais. Esta nomeação traz à equipa uma responsabilidade acrescida, abrindo múltiplas oportunidades fascinantes.
Parabéns a toda a equipa!