Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Composição
Coordenador:
Ana Forjaz Lacerda, médica

Elementos constituintes:
Ana Lúcia Cardoso, médica
Alexandra Dinis, médica
Graça Oliveira, médica 
Joana Mendes, enfermeira 
Paula Guerra, médica 
Tânia Franco, enfermeira 

Regulamento
 Regulamento(189Kb)
Definição
A Comissão de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), com novo grupo organizado em 27 de fevereiro de 2013, integra-se nas atividades gerais da SPP, na área da prestação de cuidados de saúde integrados e de qualidade às crianças residentes em território nacional que sejam portadoras de doença crónica complexa e/ou em fase de final de vida. 
Objetivos
  • Emitir pareceres, assessorar e representar a Direção da SPP na área dos cuidados continuados e paliativos 
  • Promover a avaliação de necessidades das crianças com doença crónica complexa em Portugal
  • Colaborar na regulamentação e aplicação de legislação nacional no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e da Rede Nacional de Cuidados Paliativos, promovendo a prestação de cuidados a utentes com idade pediátrica
  • Estimular a aquisição de conhecimentos sobre cuidados paliativos (de suporte, de fim de vida e terminais) por parte de todos os profissionais que lidam com crianças com doenças limitadoras da esperança de vida e/ou potencialmente fatais
  • Desenvolver ferramentas para a integração de cuidados, que promovam a cooperação entre prestadores de serviços terciários e da comunidade
  • Desenvolver ferramentas que promovam o auto-cuidado da criança e da família
Constituição
Dada a heterogeneidade das patologias em causa, assim como a interdisciplinaridade necessária à prossecução dos seus objetivos, esta comissão pode integrar membros que não sejam pediatras, não obrigando também a inscrição na SPP. No entanto os Pediatras têm de ter uma representação maioritária e a coordenação deve ser de um Pediatra em pleno direito das suas funções na SPP.

 Os membros atuais são os seguintes: 

  • Dr.ª Ana Forjaz de Lacerda, Oncologia Pediátrica (coordenação) 
  • Dr.ª Alexandra Dinis, Pediatra Intensivista 
  • Dr.ª Ana Lúcia Cardoso, Pediatra Geral
  • Dr.ª Graça Oliveira, Neonatologia 
  • Enf.ª Joana Mendes, Neonatologia 
  • Dr.ª Paula Guerra, Nutrição/Gastrenterologia Pediátrica
  • Enf.ª Tânia Franco, enfermeira 
Funcionamento
Esta Comissão reporta à Direção da SPP, que delegou a coordenação; os restantes elementos foram convidados pessoalmente, por conhecimento direto de interesse e/ou trabalho na área.  

A atuação da Comissão basear-se-á em critérios de evidência e na criação ou adaptação de ferramentas  e modelos de organização de serviços. 

A Comissão deverá reunir-se, de preferência de forma presencial, sempre que necessário à concretização atempada dos seus objetivos. Caso seja impossível reunir presencialmente em tempo útil, será utilizada a via eletrónica. 

Sempre que necessário a Comissão poderá solicitar a colaboração de elementos estranhos mas de reconhecida competência em áreas específicas. 

A Comissão poderá ser contactada através do secretariado da SPP.

Financiamento
O financiamento das suas atividades será suportado pela Direção da SPP, após proposta e concordância prévia. Este apoio inclui o pagamento das deslocações indispensáveis dos seus membros para as reuniões da Comissão.