Comissão Científica: Prof. Doutora Teresa Bandeira (Coordenadora), Mestre Luísa Pereira, Dr.ª Teresa Nunes, Mestre Rosário Ferreira
Introdução: A rápida evolução do conhecimento médico requerendo elevados níveis de formação, aliada à crescente exigência e responsabilidade no exercício profissional, tem determinado o aparecimento de áreas diferenciadas em Pediatria Médica.
As doenças respiratórias da criança representam cerca de 1/5 de todas as consultas no Ambulatório em Pediatria, 1/3 das ocorrências em Serviço de Urgência e 1/3 dos Internamentos em Serviços de Pediatria Hospitalares. São neste momento, no Mundo, a causa mais frequente de mortalidade infantil abaixo dos 5 anos de idade.
Os distúrbios do sono em pediatria são muito comuns e interferem com as actividades de vida diária e funcionamento familiar. As consequências de problemas do sono não tratados incluem disfunção cognitiva, emocional e comportamental.
Os complexos problemas colocados no diagnóstico, no acompanhamento e na terapêutica de crianças e adolescentes com patologia respiratória e do sono justificam a necessidade de formar, de forma estruturada, profissionais que possam dar resposta adequada aos anseios dos doentes e das suas famílias.
Finalidades: Este Curso de Formação Especializada:
- foca as atitudes preditiva, preventiva, de intervenção precoce, de integração social, na família e nas comunidades e da continuidade e integração de cuidados nas áreas respiratórias e do sono pediátricos;
- responde a questões relacionadas com doenças respiratórias agudas e crónicas, malformações congénitas do aparelho respiratório, especificidades das abordagens clínica, diagnóstica e terapêutica das crianças com doenças respiratórias e do sono;
- integra os factores ligados ao crescimento, desenvolvimento, maturação física, fisiológica e comportamental determinam características completamente distintas das do adulto.
Objetivos: O curso pretende criar uma oportunidade para que os alunos retirem para a sua vida profissional ensinamentos concretos, imediatos e de longo prazo, em vários ambientes profissionais e em várias vertentes profissionais. Estes objectivos serão atingidos pelo rigor dos conteúdos, valor prático da formação e pelas condições de leccionação e experiência proporcionadas.
No final do Curso, o participante deverá será capaz de:
1. Reconhecer e avaliar os aspectos normais da respiração e do sono na criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento (lactente, criança e adolescente).
2. Reconhecer as doenças respiratórias e do sono na criança e familiarizar-se com as acções diagnósticas e terapêuticas das doenças pulmonares, da via aérea e do sono, quer as mais frequentes quer as mais raras.
3. Descrever as várias modalidades diagnósticas (função respiratória, polissonografia, broncoscopia, estudos radiológicos, etc) disponíveis para a avaliação das doenças respiratórias e do sono pediátricas; entender as vantagens e limitações de cada teste; reconhecer e interpretar os principais resultados dos exames complementares nas doenças respiratórias e do sono da criança e possíveis erros de interpretação. Conhecer e ser capaz de interpretar os exames de acordo com a sua relevância clínica.
4. Adquirir à-vontade com a maioria das terapêuticas em pneumologia pediátrica e doenças associadas ao sono da criança: uso racional de fármacos, reabilitação respiratória, dependência de oxigénio, ventilação não invasiva domiciliária e manuseamento da via aérea.
5. Desenhar estudos investigacionais e participar em ensaios clínicos e publicar. Consolidar conhecimentos em ética, medicina baseada na evidência e cuidados paliativos.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Cardiopneumologia.
Vagas: O curso funciona com um mínimo de 10 e máximo de 15 participantes.
Organização e Modelo Pedagógico: O curso Pós-Graduado de Especialização organiza-se numa componente curricular estruturada por Módulos aos quais correspondem unidades de crédito.
Diagnóstico: Antes da primeira sessão, cada formando realizará um auto-diagnóstico de avaliação prévia dos conhecimentos e interesses. No final do curso cada formando voltará a este auto-diagnóstico e, com base nas formações realizadas, identificará um leque de acções a seguir para melhorar a eficácia na sua área de trabalho.
Materiais Didáticos: Cada participante receberá um documento com cópias dos slides de apoio às sessões, e material diverso de suporte.
Conteúdos Programáticos: O curso realizar-se-á em Módulos Teóricos complementados sempre por uma componente prática em ambiente real (enfermaria, ambulatório, laboratórios) ou com cenários de role-play e simulação.
Horários e Calendário: O curso realizar-se-á em regra em 2 fins de semana por mês (6ª feira e sábado ou 5ª feira a sábado) de Outubro de 2013 a Julho de 2014:
12 horas
6ª feira - 16h30 às 20h30 | Sábado - 9h30 às 17h30
ou
20 horas
5ª feira - 16h30 às 20h30 | 6ª feira - 10h30 às 16h30 | Sábado - 9h30 às 17h30
O curso tem um total de 300 horas de contacto e equivale a 60 ECTS
Candidaturas e Inscrição: A candidatura deverá ser efectuada, através do preenchimento do formulário online (
http://fm.academicos.ul.pt/cssnetfm/page) e mediante o envio, por essa plataforma electrónica, do curriculum vitae, de carta de candidatura com declaração de objectivos e de fotocópias de certificado de habilitações e dos documentos de identificação.
Prazos de Candidatura: 13 Maio a 05 de Julho de 2013. A 2.ª fase de candidaturas decorrerá até 31 Agosto, caso a totalidade das vagas não sejam preenchidas.
Secretariado: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Formação Avançada; Av. Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa; Tel: 21 798 51 00, Seleccionar na guia vocal, a opção - Formação Pós-Graduada; Fax: 21 798 51 12; E-mail: instfa@fm.ul.pt