Local: Escola de Ciências da Saúde, Braga
Dia: 14 de Setembro de 2011
Organização: Grupo de Simulação Pediátrica Avançada de Santiago de Compostela
Temática: Emergências pediátricas - Curso prático num simulador pediátrico avançado
Resumo:
- Curso essencialmente prático (não há sessões teóricas) com casos clínicos reais que são reproduzidas num manequim pediátrico avançado (único em Portugal) capaz de simular sons respiratórios, batimentos cardíacos, eventos clínicos (cianose, pneumotórax, via aérea difícil - edema da glote, etc..) e até voz humana!
- Cenários de patologia aguda pediátrica retirados de UCIP, urgências, emergências e de consultas externas são simulados com o objectivo de melhorar os cuidados ao doente, sobretudo a sua segurança.
- Na sala de simulação, em equipas de 4 ou 5 elementos, os alunos assistem ao "paciente" em tempo real, dependendo unicamente da equipa o desfecho e a evolução do paciente minuto a minuto.
- Os casos são gravados em vídeo, que posteriormente são projectados, analisados e discutidos com um moderador (debriefing).
- No debriefing é usado o software do simulador que integra o monitor multiparamétrico observado pela equipa durante o caso, junto com os eventos importantes, as atitudes da equipa e o vídeo da actuação.
- Uma das vantagens do curso é permitir verificar as áreas em que o aluno necessita de mais formação específica.
- O curso de Simulação Avançada não é um curso de reanimação cardio-pulmonar nem de técnicas.
Programa (4.02Mb)
Secretariado: miguelfonte@gmail.com