O 1º Curso de Introdução à Bioestatística para Pediatras e Internos de Pediatria, incluído no âmbito de formação do programa da Direcção da SPP, decorreu de 6 a 8 de Dezembro, no Porto
Ficha técnica |
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Data | 6,7 e 8 de Dezembro de 2008 (sábado a 2ª feira) |
Duração | 24 horas (9.00-13.00h e 14.00-18.00h durante 3 dias) |
Local | Porto |
Destinatários | Pediatras e Internos de Pediatria |
nº de formandos | 20 |
Comissão organizadora | Direcção da SPP Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina do Porto |
Direcção do Curso | Professor Armando Teixeira Pinto |
Formadores | Professor Armando Teixeira Pinto Drª Rosa Oliveira |
Apoio | GSK (no âmbito do protocolo GSK e SPP) |
Secretariado |
Patrícia Alves |
Inscrições | 100€ (Incluiu frequência do curso, apoio bibliográfico, material informático e certificados do curso ) |
Certificado de frequência | Participação nas sessões do curso Folha de presenças diária |
Avaliação | Facultativa |
Objectivos
Estudar métodos básicos de estatística frequentemente utilizados em investigação médica. Não foi considerado como requisito prévio possuir conhecimentos de estatística.
Esperava-se que, no final do curso, os alunos fossem capazes de reconhecer situações nas quais poderão ser aplicados os métodos apresentados; compreender e verificar as suas premissas; interpretar os resultados e criticar a secção de métodos estatísticos e resultados de artigos científicos.
Patrocínio Científico
Sociedade Portuguesa de Pediatria
Divulgação
Site da SPP. As inscrições fecharam após 1 semana do anúncio do curso
Inscrições e Pagamentos
Inscrições on-line dísponiveis pelo site da SPP
Pagamentos ao Secretariado da SPP
Formandos
A selecção dos formandos foi realizada pela SPP de acordo com os seguintes critérios:
1º Critério:
Pediatras-10
Internos de Pediatria -10
2º Critério:
Região Norte- 6
Região Centro- 6
Região Sul- 6
Ilhas- 2
3º Critério:
Ordem de inscrição
4º Critério:
Em caso de desistência foram incluídos os formandos suplentes por ordem de inscrição
A lista dos 20 formandos seleccionados foi previamente divulgada no site da SPP e pode ser consultada aqui
Registaram-se 4 desistências (2 pediatras e 2 internos de pediatria). Foi possível incluir apenas uma suplente já que uma desistência se registou na véspera do curso e as outras duas pessoas selecionadas não avisaram o secretariado que não iriam comparecer.
Lista final:
Nome | Hospital de origem |
Drª Sónia Cristina G. de Lemos | Hospital Pediátrico de Coimbra |
Drª Guiomar Oliveira | Hospital Pediátrico de Coimbra |
Drª Florbela Maria Cunha | Hospital Reynaldo dos Santos |
Drª Maria João R. Brito | Hospital Dona Estefânia |
Drª Maria C. Trindade das Neves | Hospital Dona Estefania |
Drª Leonor Sassetti | Hospital Dona Estefânia |
Drª Paula Correia | Hospital Fernando Fonseca |
Dr. Rui Manuel C. de Almeida | Hopsital Pedro Hispano |
Drª Cláudia Calado | Hospital de Faro |
Drª Manuela Costa Alves | Hospital Pediátrico de Coimbra |
Drª Mafalda Correia de Paiva | Hospital Dona Estefânia |
Drª Alexandra Maria Branco da Luz | Hospital de Santo André |
Drª Maria Ema Martins R. C. Leal | Hospital Dona Estefânia |
Drª Ana Luisa Santos Leite | Centro H. de Vila Nova de Gaia |
Drª Maria Teresa G. O. C. Andrade | Centro H. do Alto Minho |
Drª Leonilde Augusta F. Machado | Centro H. Tâmega-Sousa |
Dr. Nuno Patricio de Carvalho | Hospital de Santarém |
Resumo do Curso
Abordagem iminentemente prática focada na aplicação e interpretação dos métodos estatísticos a dados médicos reais. Os alunos utilizaram individualmente o computador e as aulas foram apoiadas pelo programa de estatística SPSS 16,0. Foram distribuídas pastas com informação acerca do curso e material didáctico e impressões dos slides apresentados nas sessões. Todo o material didáctico foi também disponibilizado através de uma plataforma de elearning, disponível para todos os inscritos.
Os conteúdos programáticos abordados foram: gestão de dados (tipos de dados, informatização dos dados, verificação de erros); estatística descritiva (tabelas de frequência, medidas de tendência central e dispersão, apresentação gráfica de dados); distribuição normal e outras distribuições teóricas; estimação e intervalos de confiança; construção dos testes de hipótese; testes de hipótese paramétricos e não paramétricos (testes t, teste F (One-Way ANOVA), Mann-Whintey, Kruskal-Wallis, Wilcoxon, Qui-quadrado); correlação e regressão linear simples; testes de diagnóstico (teorema de Bayes, sensibilidade, especificidades, valores preditivos, curvas ROC)
Inquéritos da Avaliação do Curso
Todos os formandos responderam a inquérito anónimo
A avaliação foi realizada de acordo com os seguintes parâmetros:1 = discordo totalmente; 2 = discordo maioritariamente; 3 = não concordo nem discordo; 4 = concordo maioritariamente; 5 = concordo totalmente
Consideram-se como resultados finais:
- Muito Bom (5): a manter em futuras acções
- Bom (4): a manter em futuras acções
- Suficiente (3): requerem análise e eventuais correções em futuras acções
- Insuficiente (2) reformulação
- Mau (1): eliminação em futuras acções
Muito Bom | Bom | Suficiente | Insuficiente |
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Curso atingiu os objectivos esperados | 88% | 12% | |||
Objectivos transmitidos de forma clara | 100% | ||||
Curso correspondeu às expectativas | 75% | 25% | |||
Curso bem organizado | 100% | ||||
Horário | 56% | 38% | 6% | ||
Duração | 50% | 38% | 13% | ||
Meios audiovisuais | 81% | 19% | |||
Sala | 50% | 44% | 6% | ||
Material didatico Fácil acesso | 75% | 25% | |||
Material didático adequado | 69% | 31% | |||
Disponibilidade dos docentes | 94% | 6% | |||
Pontualidade dos docentes | 100% | ||||
Assiduidade dos docentes | 100% | ||||
Bom relacionamento docente/formando | 100% | ||||
Método de ensino adequado | 75% | 25% | |||
Tempo para prática | 44% | 44% | 13% | ||
Utilidade no futuro | 100% | ||||
Utilidade na carreira | 80% | 13% | 7% | ||
Aquisição de novos conhecimentos | 94% | 6% | |||
Mudanças no local de trabalho | 81% | 19% | |||
Gostaria de frequentar outros cursos | 73% | 20% | 7% |
Sugestões:
Todos os formandos referiram que gostariam de frequentar outros cursos de formação organizados pelo SBIM. Os temas mais referidos foram Metodologia de investigação (88%), Bioestatística avançada (38%) e Medicina baseada na evidência (38%). Foram também referidos os temas publicação científica (6%) e testes diagnósticos (6%).
Análise Global e Conclusões
O curso decorreu genericamente como planeado. A avalição global foi considerada pelos formandos muito positiva. Os formandos consideraram que os objectivos do curso foram transmitidos de forma clara e o curso atingiu esses objectivos, tendo correspondido às suas expectativas. Todos consideraram que o curso estava bem organizado e manifestaram-se muito satisfeitos relativamente ao mesmo.
Foram ainda enviados para o secretariado da SPP comentários de satisfação sobre o curso e sugestão da realização de outros cursos do mesmo âmbito
No que concerne à calendarização, horário e carga horária do curso, a avaliação foi globalmente positiva, ainda que tenham sido feitos alguns comentários e sugestões que apontam para a necessidade de uma maior carga horária e manifestam desagrado relativamente ao facto de o curso ter decorrido ao fim-de-semana e feriado. Mas por outro lado, foram também feitos comentários que referem que esta calendarização foi adequada, tendo facilitado a conciliação com os horários de trabalho dos formandos.
De um modo geral, o curso transmitiu conhecimentos novos, podendo ser útil para o desenvolvimento da carreira e os formando manifestaram a intenção de implementar mudanças no seu local de trabalho ou na forma como realizam o seu trabalho, como consequência do curso.
Finalmente, os comentários relativos ao curso parecem demonstrar elevados níveis de satisfação e entusiasmo por parte dos formandos que o frequentaram.
Fotografia de grupo: