A comissão de vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) teve conhecimento através da Circular Informativa nº069 de 19/03/2012 do Infarmed da suspeita de reação adversa a um lote específico destas vacinas.
A comissão de vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) teve conhecimento através da Circular Informativa nº 069 de 19/03/2012 do Infarmed que (trancrito de circular):
“Na sequência da receção de uma notificação de suspeita de reação adversa grave, o Infarmed, como medida de precaução, determina a suspensão imediata de utilização das seguintes vacinas:
- RotaTeq, solução oral, lote nº 1590AA/0671579, prazo de validade 31/05/2013
- Prevenar 13, suspensão injetável, lote nº F73745 (917690), prazo de validade 31/05/2014
Atendendo a que estes medicamentos são dispensados em farmácias e administrados por profissionais de saúde, as entidades que possuam estes lotes de medicamentos não os devem dispensar ou administrar, até que seja concluída a avaliação resultante da presente situação. “
A comissão de vacinas da SPP informa que este é um procedimento normal quando é relatado um acontecimento grave que ocorre nos dias após a administração de vacinas e que diz respeito só aos lotes envolvidos não estando provada qualquer ligação entre as administrações de vacina e o evento ocorrido.
Reforça que as vacinas RotaTeq e Prevenar 13 são vacinas com elevado padrão de segurança, documentadas pelos estudos científicos realizados no pré e pós comercialização.
As vacinas RotaTeq e Prevenar 13 são eficazes no combate respectivamente à infecção grave por rotavirus e por pneumococo pelo que as recomendações da sua administração devem manter-se.