Topo 1

VII Curso Perturbação do Espectro do Autismo - Módulo I

Local: Coimbra

Dia: 11 de Maio de 2023 a 12 de Maio de 2023

Organização: Unidade de Neurodesenvolvimento e Autismo do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Resumo: O autismo, termo usado como sinónimo de perturbação do espetro do autismo (PEA), é uma das patologias mais frequentes do neurodesenvolvimento. Tem um início muito precoce e é uma síndrome clínica específica de dificuldades na interação social, comunicação e flexibilidade comportamental que persiste toda a vida. Resulta de disfunção cerebral precoce que tem na origem múltiplas causas, predominando as genéticas. O diagnóstico baseia-se no défice social que a diferencia de todas as outras perturbações que afetam o neurodesenvolvimento infantil. Exige tanto para o diagnóstico, como para a avaliação e intervenção, equipas multidisciplinares especializadas a trabalhar em conjunto para os mesmos objetivos: maximizar a aprendizagem, minimizar os problemas de comportamento, elucidar e apoiar as famílias. Foi com esta perspetiva que desenhámos este curso para um público-alvo alargado, em que vamos privilegiar a troca de conhecimentos em ambiente informal, resultante de mais de duas décadas de experiência, para alcançar os objetivos propostos.

Objetivos: Melhorar o nível de conhecimento, desempenho e atitude face à perturbação do espetro do autismo. Pretende-se que os formandos fiquem capazes de participar na deteção, avaliação, orientação e intervenção da população com autismo desde a idade pré-escolar à vida adulta.

Destinatários: Médicos (internos e especialistas de medicina geral e familiar, de pediatria geral e de pedopsiquiatra), Docentes, Terapeutas, Psicólogos e Enfermeiros e outros profissionais interessados na temática.

Programa:  (PDF, 441KB)

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetxJitg4Gd8IkczTBlhPHP_RmMNAHxxrx7GpiPGv5LiWhPHA/viewform

Informações: undahpc@gmail.com

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
4
5
6
7
8 9 10 11 12 13
14
15
16
17
18 19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abril 2024