Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Recomendações para a Vacinação contra o Rotavírus

brochura_rotavirus

Recomendações elaboradas pela Sociedade de Infecciologia Pediátrica e pela Secção de Gastrenterologia e Nutricão da SPP, em 2009

A gastroenterite aguda (GEA) é uma patologia comum nos primeiros anos de vida, tanto em países industrializados como em vias de desenvolvimento, sendo os vírus os agentes etiológicos mais frequentes. Predominam Rotavírus, Calicivírus e, com menor relevância, Adenovírus e Astrovírus. As bactérias são agentes causais menos frequentes, permanecendo ainda uma percentagem de casos sem causa identificável.

O Rotavírus (RV) é o agente causal mais frequente em todo o mundo. Estima-se que cerca de 600.000 crianças com menos de 5 anos de idade morram, por ano, devido a GEA provocada por este vírus e que mais de 80% destas mortes ocorram em países em vias de desenvolvimento (1-3). Nos países de clima temperado as GEA devidas a RV predominam no Inverno e na Primavera (4,5). A infecção por RV pode atingir qualquer criança e a grande maioria das crianças aos 5 anos de idade já terá tido pelo menos um episódio, ocorrendo na maioria dos casos entre os 6 e os 26 meses. Nos países desenvolvidos, grande parte dos casos de GEA por RV não necessitam de hospitalização mas o impacto desta patologia na saúde pública é muito significativo.

Neste contexto, o desenvolvimento de uma vacina anti RV tem sido uma prioridade estando, actualmente, comercializadas e disponíveis no nosso país duas vacinas, com estruturas e esquemas posológicos diferentes.

ler mais:
Recomendações para a Vacinação contra o Rotavírus (34KB)

Brochura (1296KB)