Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Recomendações sobre Vacinas Extra Programa Nacional de Vacinação 2020

A Comissão de Vacinas da SIP-SPP atualizou as recomendações de vacinas não incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Estas recomendações, baseiam-se na evidência científica mais recente. 

A utilização de vacinas fora do PNV, na maioria das situações, tem como objetivo principal a proteção individual e baseia-se numa decisão individual. 

Neste ano de pandemia, com as medidas de confinamento e de distanciamento físico, com a utilização de máscaras e higienização frequente das mãos, é possível que a epidemiologia de algumas doenças infeciosas se tenha alterado ou venha a alterar, mas não significa que estas doenças tenham desaparecido.

Experiências de países noutros hemisférios mostraram uma redução importante de infeções víricas sazonais, mas não é certo que tal venha a acontecer da mesma forma na Europa. Este é também um ano em que o PNV terá uma atualização. A partir do dia 1 de outubro de 2020, passarão a fazer parte do esquema vacinal recomendado a vacina contra HPV para rapazes, aos 10 anos de idade, a vacina contra meningococo B para todas as crianças, aos 2, 4 e 12 meses de idade e a vacina contra Rotavírus para grupos de risco, a definir em Norma da Direção-Geral da Saúde.

Esperamos que estas recomendações ajudem na tomada de decisões e relembramos que deverão ser aproveitadas todas as oportunidades para reforçar a importância da vacinação, que também sofreu as consequências da pandemia.
 
Consulte AQUI (PDF, 1279KB)
 
 
setembro 2020