A Direção-Geral da Saúde coloca em consulta pública, até ao próximo dia 21 de Setembro o documento “Programa Nacional de Eliminação do Sarampo”. Podem responder a esta consulta pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, com interesses ou competências nas referidas áreas. A submissão dos contributos pode ser efetuada através do endereço contributos.pnes@dgs.pt.
O sarampo é uma doença com possibilidade de eliminação dada a sua transmissão exclusivamente inter-humana e a existência de uma vacina eficaz e segura; no entanto mantem-se endémico em vários países asiáticos e africanos.
Na Europa, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, implementou o Programa de Eliminação do Sarampo, tendo como meta o ano de 2010. Esta meta foi alterada para 2015, pois a situação epidemiológica agravou-se, com surtos na maioria dos países europeus.
A DGS tem emitido circulares, orientações, informações e comunicados, que no seu conjunto têm constituído as bases do Programa de Eliminação do Sarampo em Portugal.
O Programa Nacional de Eliminação do Sarampo, é agora emitido em documento único com definição dos objetivos e estratégias e sua operacionalização através de ações aos vários níveis de cuidados. Estas ações permitirão colmatar assimetrias nas coberturas vacinais, aumentar a capacidade de deteção, notificação, investigação e resposta a casos, de forma a manter a ausência de circulação do vírus do sarampo em Portugal.
A Direção-Geral da Saúde coloca em consulta pública, até ao
próximo dia 21 de Setembro o documento “
Programa Nacional de Eliminação do Sarampo”. Podem responder a esta consulta pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, com interesses ou competências nas referidas áreas. A submissão dos contributos pode ser efetuada através do endereço
contributos.pnes@dgs.pt.