Organização: Departamento de Pediatria e Serviço de Medicina Fisica e Reabilitação do HFF
Temática: Neurodesenvolvimento do pretermo
Resumo: Conhecer os modelos teóricos actuais explicativos do neurodesenvolvimento. As mensagens transmitidas das regiões corticais primárias são diferentes in utero e nas UCIN. Os estímulos podem modificar o desenvolvimento global do recém-nascido prematuro que, por sua vez, é condicionado e, por vezes, modificado pelos mecanismos de retrocontrolo do meio interno e externo ao organismo. Perceber à luz dos conhecimentos actuais, que a intervenção em Neonatologia, consiste em respeitar as necessidades de cada bebé (apresentando diferentes níveis e formas de estimulação atendendo às reacções do bebé) e em modelar essa estimulação de forma individualizada, construída com base nas potencialidades / capacidades de cada um, com uma adequação contínua às suas necessidades em parceria com os pais. Aprender a intervir em sintonia com o bebé, em que o cuidador actua como facilitador do neurodesenvolvimento observando e agindo de acordo com as manifestações do bebé. Prevenir através de uma intervenção oportuna e atempada os eventuais desvios ou possíveis sequelas do neurodesenvolvimento, consequência do nascimento prematuro.
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