A PRÁTICA DOS PEDIATRAS EM REHIDRATAÇÃO ORAL NO TRATAMENTO DA GASTRENTERITE AGUDA
Apresentação: A Secção de Gastrenterologia e Nutrição Pediátrica da SPP está a realizar um estudo (questionário) sobre a prática habitual dos pediatras em rehidratação oral no contexto da gastrenterite aguda (GEA), cujos resultados serão apresentados num Simpósio sobre o tema, que irá decorrer no 10º Congresso Nacional de Pediatria. Com este objectivo solicitamos a colaboração dos Pediatras e dos Internos de Pediatria para o preenchimento do questionário em anexo. Os dados serão absolutamente confidenciais e apenas tratados como agregados estatísticos, nunca individualmente. Agradecemos a sua colaboração.

Objectivo(s):

  • Avaliar alguns aspectos da prática dos pediatras relativamente à utilização de rehidratação oral no tratamento da gastrenterite aguda (com ou sem desidratação).
  • Avaliar alguns aspectos da prática dos pediatras relativamente à utilização de medidas adicionais à rehidratação oral no tratamento da gastrenterite aguda (com ou sem desidratação).
Metodologia: questionário anónimo semi-estruturado dirigido a pediatras e a internos de pediatria, com resposta por via electrónica (período de resposta ao questionário: meses de Julho a Setembro de 2009).
Definição de gastrenterite aguda – diminuição da consistência das fezes (líquidas ou moles) e/ou aumento da frequência das dejecções (típica/ >3 em 24h), com ou sem febre ou vómitos (duração da diarreia inferior a 14 dias).
 
 
O questionário terminou no dia 25/09/2009